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Como o Marketing Digital surgiu e mudou o mercado

Antes de começar explicando como o marketing digital surgiu ou suas vertentes, vamos começar do princípio.

Você sabe algo sobre o início do Marketing?

A palavra marketing deriva do inglês market, que significa mercado. Segundo o norte-americano Philip Kotler, “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com rendibilidade. 

É difícil mensurar há quanto tempo o marketing realmente existe, mas é muito provável que exista muito antes do próprio conceito de marketing.

Vamos ressaltar que em 1450 Gutenberg inventou a primeira prensa tipográfica e com ela a comunicação se revolucionou, facilitando os processos de comunicação e de aprendizado. Antes da prensa, saber ler e escrever não era para qualquer um, os livros eram todos escritos à mão.

Fonte: Futura express

Devido a invenção da prensa de Gutenberg os primeiros anúncios impressos começaram a surgir. Porém foi apenas no século XVII que os jornais e revistas começaram a ser produzidos em massa.

Marketing Digital e sua evolução

Considera-se que o jornal alemão Relation aller Fürnemmen und Gedenckwürdigen Historien, de 1605, foi o primeiro jornal do mundo. Com isso as oportunidades de marketing começaram a surgir, tornando-se uma interessante fonte para publicações de anúncios comerciais.

Com o tempo surgiu a impressão em papel, facilitando ainda mais o processo e a divulgação. Depois começaram a surgir os panfletos impressos onde o alcance era maior. Porém o problema dos panfletos foi a necessidade de serem distribuídos para as pessoas um de cada de vez. 

Então, qual seria a solução para esse problema? Outdoors, que alcançariam um número maior de pessoas e pode ser visto de uma certa distância. Assim o esforço era muito menor e apresentava valores de custo/benefício melhores. O primeiro aluguel de outdoors foi registrado em 1867.

 

Fonte: EBGE SC

Nos séculos XIX e XX, diversas evoluções tecnológicas começaram a acontecer, entre elas o surgimento do rádio, da televisão, e do telefone. O rádio foi o primeiro meio de comunicação de longas distâncias, influenciando muito a propagação dos meios de marketing para anúncios, 

A KDKA, emissora de rádio nos Estados Unidos, foi a primeira a transmitir anúncios publicitários aos ouvintes. Sabemos que invenção do telefone foi em 1876, porém seu sucesso surgiu apenas em 1946. Com isso outras formas de anúncios começaram a surgir, como por exemplo o telemarketing, que começou a ser utilizado no final da década de 1970. Este, porém, é umas das vertentes do marketing mais rejeitadas pelo público.

Preparando terreno para o Marketing Digital

Com a chegada da televisão as formas de propaganda se modificaram e os anúncios continuam fazendo parte do marketing. Entretanto, como todos sabemos, não é uma prática muito acessível a todos os setores. Porém a evolução do marketing é constante e depois da televisão um novo meio de comunicação era lançado. Em 3 de abril de 1973 a primeira chamada feita por um aparelho de telefonia celular móvel foi feita.

Mas foi em 1990 que a explosão da internet aconteceu, mudando completamente a maneira com que as pessoas interagem com o mundo, ampliando exponencialmente a velocidade da informação digital. E obviamente surge aí uma grande oportunidade para os “marketeiros” de plantão.

Surge o Marketing Digital

Por definição, marketing digital é um modelo de negócio no qual a internet é usada como plataforma para a realização de ações promocionais, que têm a finalidade de divulgar produtos, negócios, serviços ou atributos de uma marca. E que envolve o uso de dispositivos conectados à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens comerciais à um público-alvo específico.

Com início em 1990 o marketing digital mudou completamente a maneira de interação das empresas com os seus clientes. Um exemplo prático disso é quando uma pessoa se interessa por algum produto ou serviço e uma das primeiras atitudes toma é a de pesquisar no Google para conseguir mais informações daquele produto ou serviço.

As Redes Sociais e o Marketing Digital

A utilização das redes sociais para anúncios está crescendo cada vez mais e tem se tornando um fator importante na presença das empresas que as utilizam para anunciar seus produtos ou serviços e estabelecer assim uma relação de “retorno” com o cliente.

Com o marketing digital podemos direcionar as mensagens certas para as pessoas certas no momento certo, além do custo/benefício, que se tornou muito menor em relação aos anúncios feitos na televisão, tornando-se um ambiente em que pequenas, médias e grandes empresas podem investir e prosperar. Além disso é possível mensurar e analisar dados gerados a partir do tráfego de pessoas na rede.

O Marketing Digital possui várias vertentes e diferentes estratégias que fortalecem e engajam a sua empresa ao público-alvo determinado

  • Mídias sociais: Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Twitter, Pinterest;
  • Análises do Google Ads e Google Analytics;
  • Utilização de e-mail marketing;
  • Análises de SEO: Palavras-chave, meta tags, organização e direcionamento;
  • Inbound marketing, o principal pilar do marketing digital;
  • Otimização de conversão – CRO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Blogs;
  • Sites
  • Mídia paga: Posts e anúncios patrocinados;
  • Marketing de afiliados; 

Confira abaixo algumas estatísticas de Marketing Digital

  • Os anúncios de pesquisas podem aumentar o conhecimento da marca em 80%. – Fonte: Google
  • 80% das pessoas que utilizam smartphones têm mais probabilidade de comprar quando as empresas contam com websites ou aplicativos (APPs) que lhes ajudam a encontrar respostas às suas perguntas mais facilmente. – Fonte: Google
  •  O marketing de conteúdos custa cerca de 62% menos que o marketing tradicional, mas gera 3 vezes mais leads. – Fonte: NeilPatel
  •  90% das empresas usam as redes sociais para aumentar o reconhecimento de sua marca. – Fonte: Hootsuite

Agora que você já está familiarizado com o marketing digital e conhece suas vantagens, que tal começar a aplicá-lo no seu negócio?