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A relevância dos índices de pesquisa – “KPIs”

Grafico de indicativos

Você conhece o KPIs, seus conceitos e funcionalidades?

KPI é a abreviação da palavra key performance indicator ou “indicador de palavra-chave de desempenho”. Por meio dos resultados do KPI é possível monitorar o desempenho da empresa na internet, analisando os pontos funcionais eficientes e verificando o que pode ser aperfeiçoado. Com o KPI é possível atestar se a estratégia adotada para o seu negócio está trazendo resultados positivos. Para entender melhor é importante lembrar que KPI é diferente de “métrica”. Por mais semelhantes que pareçam existe uma grande diferença entre eles.

A diferença entre KPI e Métrica

As métricas são utilizadas para “metrificar” tudo que o pode ser medido e verificado, Ela mensura os resultados, sendo eles relevantes para a sua empresa ou não. Quando determinada métrica torna-se importante para as ações que serão tomadas na estratégia da empresa ela se torna um KPI. Conseguiu entender? Uma métrica que se torna relevante para a estratégia é um KPI.

KPI é todo aquele dado que ajuda a entender o funcionamento e os resultados de uma métrica. Já uma métrica refere-se a algo que pode ser medido.

O indicador de palavra chave (KPI) precisa ser bem aproveitado afim de auxiliar a sua empresa na tomada de decisões. São eles que medem a performance de suas estratégias para que seus objetivos sejam atingidos. 

Vale ressaltar que só pode ser mensurado aquilo que está disponível para tal. É possível calcular o CPC (custo por clique) por exemplo, mas apenas depois que começar a obter cliques.

Existe uma infinidade de indicadores que podem ser importantes para a sua estratégia. por isso vc pode usar diferentes tipos de indicadores de acordo com interesses de quem está medindo os resultados.

Para medir os resultados existe uma infinidade de indicadores para sua estratégia. A opção de escolha depende-rá das características definidas por quem obtém e analisa essas medições.  

Índice

São os números que mostram o resultado alcançado durante uma campanha, bem como o valor de investimento, traçando um comparativo entre tempo e dinheiro, com resultados anteriores.

Meta

Definir objetivos é uma passo importante para saber onde você quer chegar e assim surgem as “metas”. Este KPI deve ser observado em um determinado período de tempo para atestar eficiência na evolução estratégica.

Tolerância

Quando a meta definida não é alcançada no período desejado, existe uma tolerância para que seja possível reanalisar a estratégia para aquela situação. 

Decisão

A decisão deverá ter indicadores de palavras-chave que sejam de fácil compreensão, não apenas para área que irá utilizá-los, mas também para as pessoas que irão coletar dados e efetuar análises.

Para identificar o melhor KPI para o seu negócio é preciso considerar o quê é relevante para a sua empresa. É necessário haver disponibilidade de equipe e engajamento motivacional para haver eficiência em todo o fluxo. Para mensurar as vendas feitas em um e-commerce é preciso que hajam vendas! Parece algo simples mas que precisa ser ressaltado. 

KPIs primários

São aqueles que mensuram resultados por meio de uma estratégia e mostram se elas estão trazendo resultados. 

  • leads; 
  • tráfego;
  • taxa de conversão;
  • receita (por compra ou total);
  • custo de aquisição por lead.

KPIs secundários:

São aqueles que medem os resultados obtidos com os KPIs primários e mostram se as estratégias estão indo no caminho certo. 

  • origem de tráfego;
  • assinantes de um blog; 
  • custo por lead nas etapas do funil
  • custo por por visitantes.

KPIs práticos

São aqueles que explicam os resultados obtidos pelos KPIs primários e secundários dentro de uma campanha de marketing digital. Quem gerencia e administra a plataforma precisa analisar constantemente os dados coletados sobre comportamento do usuário, sendo elas:

  • pageviews;
  • páginas/visita;
  • melhores landing pages;
  • palavras-chaves mais pesquisadas (de acordo com seu negócio);
  • conteúdos mais lidos/visitados;
  • tráfego;
  • visitantes (novos x recorrentes).

É muito importante lembrar a importância dessa ferramenta de monitoramento para o site da sua empresa, independente do setor que você atua.  Afinal o que não mensurado não pode ser conhecido e sem informações como estas não há como traçar metas eficientes.